Dia dos Pais: Uma História de Carinho e Homenagens

 FELIZ DIA DOS PAIS


Agosto chegou com tudo, trazendo uma das datas mais especiais do ano: o Dia dos Pais! Mas você já se perguntou por que comemoramos essa data no segundo domingo de agosto aqui no Brasil? A resposta é mais curiosa do que parece.

A história dessa celebração começou em 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering, na época diretor do jornal "O Globo", teve uma ideia brilhante: criar uma data para homenagear os pais. A intenção era unir a emoção da homenagem com a oportunidade de aquecer o comércio, criando uma data que ganhasse importância e atraísse a atenção das famílias.

Paulo Sérgio(Aux. de Disciplina)

A escolha do mês de agosto não foi aleatória. Bhering optou por este mês em homenagem a São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus. A Igreja Católica celebra o santo no dia 16 de agosto, então fazia sentido aproximar a data da figura paterna. Além disso, o domingo foi escolhido por ser o dia da semana em que as famílias costumam se reunir para almoçar juntas, passear e celebrar a união.

Desde então, o segundo domingo de agosto passou a ser o Dia dos Pais no Brasil. E, até hoje, celebramos essa data com muito amor e gratidão.

Wallace(Agente Escolar)

É interessante notar que, em outros países, a comemoração acontece em datas diferentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Já na Tailândia, a data é celebrada no aniversário do rei! Cada lugar tem sua tradição, mas o amor de filhos para pais é o mesmo em todo o mundo. O Dia dos Pais é a ocasião perfeita para demonstrarmos carinho e gratidão por aqueles que nos guiam, protegem e inspiram.

Wellington(Agente Escolar)



Escola Almerinda
Escola Municipal Almerinda Da Rocha Magalhães